Quais os cuidados necessários com o turbo?

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Cuidados com o Turbo

Conheça os cuidados indispensáveis para garantir um bom desempenho do turbo.

O turbo sempre foi um sonho de consumo de muitos amantes de velocidade, pois ele promove um melhor desempenho do motor. Este passa a ser uma realidade mais comum em veículos à diesel, pois sua combustão exige maior potência de admissão de ar. 

No entanto, além de um motor compatível com a potência do turbo, existem algumas falhas mais comuns e a fim de evitá-las há alguns cuidados indispensáveis com o motor turbo e para que seja possível compreender os porquês de alguns cuidados com o turbo, é indispensável que você saiba o passo a passo do funcionamento do motor diesel, os cuidados necessários com o turbo de modo a garantir um bom desempenho do turbo.

Passo a passo do funcionamento do motor diesel

O processo de funcionamento do motor diesel é dividido em quatro etapas: 

 

  1. Admissão

A válvula de admissão se abre fazendo com que o pistão aspire ar

  1. Compressão

A válvula de admissão se fecha e o pistão sobe comprimindo fortemente o ar fazendo com que atinja elevadas temperaturas

  1. Combustão

Uma bomba, denominada bomba injetora, pulveriza o óleo diesel sob altíssima pressão através do bico injetor no interior da câmara de combustão. A alta temperatura determina a queima do combustível elevando a pressão da câmara e empurrando o pistão.

  1. Escapamento

A válvula de escapamento se abre e os gases resultantes da queima são expulsos pelo pistão

Este passo a passo do funcionamento do motor é igual independentemente do combustível que fará a combustão, a diferença é a potência de cada máquina. 

Tratando-se de um motor diesel, a combustão é melhor, no entanto, a compressão do ar deve ser maio  e é aí que entra o turbo e seu funcionamento

Neste, os gases que saem do escapamento é aproveitado na rotação da uma das hélices do turbo. Estes gases resultantes da queima do diesel fazem girar outra hélice que é interligada por um eixo banhado a óleo, a segunda hélice, por sua vez, faz retornar uma quantidade de ar frio maior na válvula de admissão, dando mais pressão de ar no motor, o que facilita a combustão e melhora a performance do carro.

Visto que este é um ciclo contínuo, o turbo pode girar até 200.000 rotações por minuto (rpm) e sua temperatura chega facilmente aos 1000ºC. 

Cuidados necessários com o turbo

Devido detalhes de cuidados específicos, o motor turbo exige bastante atenção e existem alguns cuidados indispensáveis para garantir um bom desempenho do turbo. 

  • Atenção ao óleo

Visto a velocidade de rotação das hélices e que o turbo recebe óleo do motor, a revisão previne o desgaste prematuro, pois o óleo velho pode causar obstrução dos dutos. Os fabricantes mencionam que este motor utiliza cerca de 1 litro por 1000 km. 

 

  • Temperatura do motor

Como diferencial e vantagem, o aumento de adição de ar frio no motor pelo turbo, aumenta sua performance. No entanto, outra forma de como garantir um bom desempenho do motor turbo é esperar que ele esquente para então forçá-lo a atingir os 200.000 rpm. Recomenda-se que não se passe dos 2500 rpm até que o motor atinja a temperatura ideal. 

Atualmente a grande maioria dos motores modernos possuem gerenciamento térmico capaz de acelerar este aquecimento. 

Em todo caso a retórica também é verdadeira. Se o motor estiver superaquecido pode haver um grande comprometimento em seu desempenho. Logo, este é mais um dos cuidados indispensáveis para garantir um bom desempenho do turbo.

  • Esfriamento do turbo

O superaquecimento geralmente acontece devido longos períodos de utilização turbo. Quando isto ocorrer é preciso deixar o veículo ligado e parado por uns minutos. Assim manterá o líquido de arrefecimento circulando. 

Exposto o passo a passo do funcionamento do motor fica mais fácil compreender quais os cuidados necessários com o turbo e como garantir um bom desempenho do motor turbo. Contudo, seja qual for o problema ou a necessidade de manutenção, a TCL Service está à sua disposição.

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!