Saiba quais são os tipos de compressores de ar existentes

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça cada modelo de compressor de ar e a forma que eles funcionam.

Os compressores de ar são dispositivos que funcionam por meio da armazenagem de ar comprimido, que vira um tipo de energia acumulada. Essa energia pode ser usada em motores de veículos, por exemplo, além de várias outras aplicações. Existem alguns tipos de compressores de ar.

Este artigo cita os principais, além das utilizações de compressores de ar, confira!


Tipos de compressores de ar

Compressores podem ser utilizados em diferentes áreas profissionais. Eles funcionam basicamente como uma bomba, com a diferença de que bombas são para líquidos, que têm maior densidade, e compressores para materiais gasosos, que são menos densos.

Entre as utilizações de compressores de ar estão:

Veja alguns tipos de compressores de ar abaixo.

Compressor de ar de parafuso

Esse modelo de compressor de ar funciona da mesma maneira que duas engrenagens comuns. De modo simplificado, o funcionamento é por meio de dois parafusos girando em sentido contrário, um movendo o outro. Existem duas aberturas em lados opostos da máquina para sugar e soltar o ar.

Após passar pela abertura de sucção, o ar é armazenado entre os parafusos. Quando eles se movimentam, o espaço vai ficando menor e o ar fica comprimido. Esse modelo de compressor de ar é normalmente utilizado em sistemas de refrigeração.

Compressor ar de pistão

Apesar de ser um dos mais antigos tipos de compressores de ar, é muito eficiente. É uma máquina geralmente alimentada por um motor externo. Como o nome já diz, é movido por pistões – e estes ficam dentro de cilindros. O pistão é usado para comprimir o ar por meio de uma válvula de entrada, depois uma de saída é utilizada para lançá-lo sob pressão.

A característica principal desse modelo é que é o único que comprime a uma pressão alta. Entre as utilizações de compressores de ar desse tipo estão equipamentos pneumáticos e armazenamento de tanques pressurizados, por exemplo.

Compressor de ar turbo

Esse modelo de compressor de ar, também conhecido como turbocompressor, funciona por meio de hélices. Basicamente, os turbos produzem vazões altas, ideais para empuxos elevados. Esse ar em alta quantidade faz com que haja um processo de combustão com índices de queima e eficiência térmica altos

Mais alguns

Além dos já citados, há outros modelos de compressor de ar, veja:

  • Compressor de ar de palhetas
  • Compressor de ar de lóbulos ou roots
  • Compressor de membrana

Existem vários outros e nomenclaturas diferentes, por isso é essencial falar com especialistas antes de comprar um compressor. Além disso, a manutenção em compressores é outro motivo para buscar profissionais qualificados.

Manutenção em compressores

A manutenção em compressores de ar é importante seja qual for o tipo. Nós já falamos sobre quais as principais falhas e como identificá-las.

Precisando de manutenção em compressores de ar? A TCL Service pode te ajudar. Nós fazemos manutenção preventiva e corretiva, utilizando peças originais e mão de obra qualificada. Entre em contato!

Quer saber mais sobre nossos serviços? Faça um orçamento!

Leia também: Por que meu turbocompressor falha?

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!