Quais as diferenças entre o motor turbo e o motor aspirado?

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Motor turbo ou motor aspirado? Saiba as diferenças entre cada tipo!

Quando se fala em motores de veículo, é comum ter muitas dúvidas entre motor turbo ou motor aspirado. Qual vale mais economicamente? E durabilidade? São questões que os motoristas levam em conta antes de optar ou não por um determinado veículo.


Confira nesse artigo as diferenças entre o motor turbo e o motor aspirado!

Turbo ou aspirado? 

Antes de optar por um tipo de motor, é importante saber como ele funciona. Uma das vantagens do motor turbo é que ele permite que um veículo de baixa cilindrada atinja uma alta potência. Já o aspirado faz com que haja um certo controle e aumento de potência exponencial, sem demora. 

Isso gera certa curiosidade, mas vamos explicar as diferenças entre o motor turbo e o motor aspirado. Além disso, qual o custo-benefício de cada tipo de motor.

Motor turbo

O conceito desse tipo de motor foi inventado em meados do século 19 por Gottlieb Daimler, um pesquisador alemão. A ideia dele foi aproveitar os gases do escapamento do motor para fazer funcionar uma turbina. 

Essa turbina, por outro lado, iria comprimir o ar antes da admissão pelo motor a combustão. Uma das vantagens do motor turbo é justamente essa: por “aproveitar” os gases do escapamento, acaba liberando menos poluição.

Turbo lag

Um dos problemas identificados nesse tipo de motor era um tempo entre a aceleração e a resposta da turbina. Essa demora foi denominada “turbo lag”. 

Uma das vantagens do motor turbo é que ele passou por um processo de modernização que o deixou mais eficiente, com a diminuição do turbo lag e maior durabilidade. Isso, no entanto, ainda é um dos motivos que gera dúvidas dos motoristas com motor turbo ou motor aspirado. 

Motor aspirado

A maioria dos motores dos veículos hoje é aspirado. Isso quer dizer que não é possível instalar um turbo, por exemplo. Para aumentar a potência pode dar mais trabalho sem, contudo, atingir o resultado esperado. 

A principal das vantagens do motor aspirado é a progressão contínua da potência, que traz uma condução tranquila. Isso acontece porque, ao contrário do turbo, a entrada de ar é de maneira natural, de acordo com a pressão atmosférica.

Isso faz com que o movimento dentro da câmara de combustão seja uniforme e o automóvel tenha menos ruído – uma das principais vantagens do motor aspirado. 

Custo-benefício

Você já sabe as diferenças entre o motor turbo e o motor aspirado. A dúvida agora talvez seja o custo-benefício de cada tipo de motor. Explicaremos em tópicos:

  • Instalar um turbo em um motor a combustão é mais barato do que aumentar a potência de um motor aspirado
  • No motor turbo, contudo, há maior desgaste das peças 
  • Uma das vantagens do motor aspirado é que não há turbo lag e é mais silencioso
  • Motor turbo é mais eficiente do que aumentar a potência do aspirado

É difícil escolher entre motor turbo ou motor aspirado. O custo-benefício de cada tipo de motor é subjetivo, depende do objetivo de quem procura.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça a TCL Service, empresa que traz soluções e manutenção para turbos e compressores de ar. Contate um especialista! 

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!