Como funciona um turbocompressor roletado?

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Saiba detalhes do funcionamento do turbo roletado e a diferença do convencional.

Você sabe como funciona um turbocompressor roletado? Muitos dizem que ele é mais eficiente que os turbos convencionais, no entanto é preciso entender as características para saber o porquê disso – e se é verdade. Além disso, quais são as vantagens do turbo roletado e se vale a pena investir nele ou em outro modelo.


Confira detalhes do funcionamento do turbo roletado!

Turbocompressor

Antes de escolher entre turbo roletado e turbo convencional, é importante entender o conceito de turbocompressor. Esse equipamento é, resumidamente, um dispositivo instalado em motores a combustão para aumentar a potência do veículo.

Ele faz isso porque reaproveita os gases do escapamento para fazer girar uma turbina. O conceito foi inventado no século 19 por Gottlieb Daimler. Até hoje o princípio é o mesmo.

Turbo roletado e turbo convencional

Entre as características do turbo roletado que o diferencia do convencional, fisicamente falando, é a carcaça. Um turbocompressor é composto de três partes principais:

  • Compressor: carcaça fria
  • Carcaça central
  • Turbina: carcaça quente

Essa parte do meio do equipamento faz a ligação entre as outras duas e em um turbocompressor normal ela é apoiada em dois mancais. Esse apoio gera certa resistência para o turbo girar. O funcionamento do turbo roletado é diferente porque, ao invés dos mancais, há dois rolamentos.

Da mesma forma que esses mancais oferecem resistência para a entrada de ar, os rolamentos fazem o oposto: facilitam para que entre mais ar para aumentar a quantidade de giros do turbocompressor roletado – fazendo com que chegue mais rápido à potência.

Características

Entre as maiores vantagens do turbo roletado está a rapidez com que chega ao ponto máximo de potência. Por conta dessa rapidez, o funcionamento do turbo roletado faz com que seja menor o tempo de “turbo lag”, ou seja, a demora entre a aceleração e a resposta do veículo – comum nesse tipo de motor.

Quanto mais rotações, mais pressão e, consequentemente, mais potência – mas não quer dizer que é mais eficiente, apenas que chega mais rápido ao ponto de pressão. Por outro lado, uma das características do turbo roletado é que, por ter esse sistema, é mais caro que o turbo convencional – algumas vezes chega ao dobro do preço.

Qual escolher?

Depois de conhecer as características do turbo roletado, talvez você esteja se perguntando, então, qual turbocompressor escolher. Tudo depende do objetivo de instalar um equipamento desse no veículo. Entre o turbo roletado e turbo convencional, o ideal é escolher o que se adeque a seu intuito.

É importante ressaltar que os dois tipos de turbo têm a mesma capacidade de potência, a diferença principal está na velocidade com que chegam ao pico. A maior das vantagens do turbo roletado é justamente chegar a esse ponto de potência máxima mais rapidamente.

Manutenção

Por ser mais delicado, o turbocompressor roletado necessita de lubrificação adequada e manutenção imediata sempre que preciso. Para isso, conte com a TCL Service. Aqui, especialistas em turbocompressores poderão de auxiliar!

Quer saber mais? Conheça o blog da TCL Service e fique por dentro do mercado de turbocompressores!

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Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

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